Grupo de doenças oculares causadas pelo diabetes

O diabetes pode desencadear doenças oculares que afetam a retina, acelerar a catarata e causar glaucoma. Doenças que, se não tratadas, podem causar perda irreversível da visão.

O paciente com diabetes tem predisposição de desenvolver doenças oculares como retinopatia diabética, glaucoma, catarata e edema macular diabético. Ao longo do tempo, o diabetes pode causar lesões nos olhos, que podem levar a perda visual e até mesmo a cegueira irreversível.

O diabetes afeta os olhos devido ao excesso de açúcar no sangue. É comum que o paciente com diabetes note a visão embaçada ou turva nos dias ou semanas que seguem um descuido prolongado com a alimentação, mudanças no tratamento ou a troca de medicamentos. No início, esse tipo de condição é temporária e desaparece quando os níveis de açúcar no sangue normalizam, mas se o descontrole da glicose permanecer por um tempo maior, pode começar a danificar pequenos vasos sanguíneos na parte posterior dos olhos, a retina.

Agende consultas e tire dúvidas pelo WhatsApp (61) 3346-3569

Os danos do diabetes na retina podem surgir até mesmo antes do paciente alcançar os níveis de glicose no sangue que o qualificam ao diagnóstico de diabetes. Os riscos são que os vasos sanguíneos danificados possam vazar fluídos e causar inchaços, há risco também de neovascularização, que é a formação de novos vasos sanguíneos, mais frágeis e que podem romper causando hemorragia vítrea. Outro risco do diabetes é o aumento da pressão dentro do olho, uma condição conhecida como Glaucoma.

Controlar a glicose no sangue e consultar um oftalmologista periodicamente, são as principais maneiras de prevenir as doenças oculares causadas pelo diabetes. Além disso, manter o corpo saudável, com o colesterol e a pressão arterial controlados, não fumar e se alimentar adequadamente são essenciais para uma vida e olhos saudáveis.

Saiba abaixo as doenças que podem acometer a visão do paciente com diabetes.

Retinopatia Diabética

A retina é uma delicada membrana celular que reveste a parte interna do fundo do olho. Ela é formada por dez camadas, que são responsáveis por converter em sinais neurais as cores e a luz captadas, que são transmitidos por meio do nervo óptico para que o cérebro reconheça as imagens.

Para que a retina exerça suas funções, ela precisa estar nutrida e bem irrigada. A irrigação da retina é feita pelos vasos sanguíneos que, quando danificados pelo diabetes, podem enfraquecer, inchar ou vazar, prejudicando suas funções visuais.

A retinopatia diabética não proliferativa é caracterizada por fragilidades dos vasos sanguíneos, raras hemorragias e vazamentos de fluidos na retina (exsudatos). Alterações, a depender da extensão e localização, podem causar embaçamento da visão. Em um estado mais avançado, os vasos sanguíneos danificados geram sofrimento da retina (isquemia), que estimulam a formação de novos vasos sanguíneos que proliferam e podem evoluir com descolamento de retina e glaucoma. Esta fase mais grave é chamada de Retinopatia Diabética Proliferativa.

Edema Macular Diabético

A mácula é a região da retina responsável pela visão central, ou seja, a parte da visão que usamos para ler, dirigir e ver rostos. O Edema Macular Diabético (EMD) é uma grave consequência do diabetes não controlado, em que, há extravasamento de fluido entre as camadas da retina, levando inchaço e distorção da mácula.

Está é uma doença silenciosa. Visão borrada, manchas na visão e alteração de cores são algumas das complicações. O edema macular não tratado por longo período, pode ocasionar perda da visão. Hoje, o Edema Macular Diabético é a maior causa de cegueira entre pessoas com idade economicamente ativa.

Catarata diabética

As chances de uma pessoa com diabetes desenvolver glaucoma ou catarata são cerca de duas vezes maiores. A catarata poderá se desenvolver mais cedo em pacientes com diabetes que necessitarão de cirurgia precoce. A cirurgia de catarata sem investigação de retinopatia diabética pode causar frustração no resultado final da visão, assim como, mascarar a evolução do diabetes do olho.

Dizemos que o paciente está com catarata quando a lente natural do olho, o cristalino, se torna opaco. Para o paciente é como se a visão estivesse constantemente embaçada ou se tivesse uma névoa diante dos olhos, uma condição que, às vezes, é confundida ou associada a retinopatia diabética ou problemas na mácula.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular causado, entre outros fatores, por aumento da pressão ocular. Essa elevação, provoca compressão das fibras nervosas e, se não tratada adequadamente, pode levar a cegueira irreversível devido lesão do nervo óptico.

Apesar de o glaucoma ter grande prevalência na população idosa, o diabetes duplica as chances de o paciente ter glaucoma, uma doença silenciosa e ainda sem cura definitiva, onde somente o tratamento precoce e adequado pode prevenir danos a visão.

Dra. Liene Midori Nakanishi

Oftalmologista especialista em Retina e Vítreo (CRM-DF 20240 / RQE 12088)


AGENDA FÁCIL WHATSAPP 💬

Marque sua consulta e solicite informações pelo WhatsApp (61) 3346-3569.